Análise de Causa Raiz - por Willian Granado

O que é?
É o julgamento de uma ocorrência (Notificação de Não Conformidade - NNC) baseado nos fatos, padrões estabelecidos, experiência dos envolvidos.


Pra que serve?
Para determinar com nitidez a principal causa, ou como chamamos a causa raiz, geradora de uma Não Conformidade, para que se possa atacar com exatidão o problema. Esta pode ser uma NNC de sistema, processo, cliente, auditoria, fornecedor, saúde e segurança e meio ambiente.

Como é feita?
Normalmente é feita por um comitê com representantes das áreas envolvidas, onde se analisa as possíveis causas do problema e determina-se a principal, com isso, pode-se então definir a melhor ação a ser tomada para a resolução e eliminação do problema.

Quem faz?
A análise de causa raiz pode e deve ser apreciada e praticada por todos os colaboradores da empresa, desde os níveis mais inferiores aos mais superiores da hierarquia. A participação de TODAS as áreas envolvidas é necessária para que nenhum detalhe seja esquecido.

Como se faz?
É comum hoje em dia nas empresas a utilização de formulários que mesclam Ferramentas da Qualidade para auxiliar na análise. Dentre essas ferramentas, podemos citar: Diagrama de Ishikawa; 15 porquês; 5W e 1H.

Mantendo o foco, o objetivo de tudo isso é apenas para auxiliar na identificação e definição de 4 coisas: Problema; Causa raiz; Ação imediata; Ação corretiva;


LEMBRANDO:
Toda NNC gerada deve ser analisada e respondida com a informação do que faremos para resolver o problema (ação imediata), além de termos que provar que foi resolvido (evidência objetiva). Porém não é tudo, feito isso, temos que descobrir porque deixamos cada NNC acontecer (causa-raiz) e bolar um plano para que isso nunca mais ocorra (Ação-corretiva).


EXEMPLO:

Problema: A vaca foi pro brejo!
Ação Imediata: Tirar a vaca do brejo.
Causa raiz: A vaca estava com sede, como a água mais próxima era a do brejo e não havia nenhum empecilho, ela foi até o brejo e atolou.
Ação Corretiva: Instalar um bebedouro para a vaca e cercar o brejo.

Cada NNC tem que ser respondida como foi no caso da vaca, nem que tenhamos um orçamento e um cronograma de implantação da cerca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário da Qualidade

CEP – Controle estatístico de Processo