Calibração de instrumentos - por Willian Granado

O que é?
Antes chamado de Aferição, termo que caiu em desuso, e que hoje chamamos de Calibração ou Ajuste é o processo que garante a confiabilidade nos sistemas e equipamentos de medição.


Pra que serve?
A Calibração é responsável por garantir que os sistemas de medição ou os instrumentos neles utilizados, permaneçam funcionando de forma precisa e conforme nos processos produtivos em geral, ou seja, ela nos garante que os 38ºC medidos na cabeça de extrusão da máquina, também são os mesmos 38ºC medidos pelos termômetros dos médicos quando estamos com febre, e assim por diante.

Como é feita?
Toda Calibração depende de um padrão confiável e rastreável.
O processo de Calibração consiste em realizar medidas no padrão rastreável utilizando o instrumento a ser calibrado. Simultaneamente, registra-se os resultados apontados pelo instrumento para que se possa posteriormente determinar estatisticamente o erro, desvio padrão, precisão, e outras características do instrumento em questão.

O que é um Padrão?
Padrão rastreável é uma réplica de características idênticas ao padrão oficial nomeado pela SI (Sistema Internacional). O padrão rastreável te permite saber com precisão quão correto está o valor mostrado pelo instrumento em relação ao valor real ou absoluto.
Por exemplo: Temos um padrão rastreável de 1kg para a calibração de uma balança, e ao colocarmos o padrão sobre o prato da balança, observamos que ela mostra 1,025kg, com isso, sabemos que neste ponto a balança esta com 0,025kg a mais do que o valor real que esta deveria estar indicando.

Qual a importância?
Além de requisitos legais nos casos de Saúde e Segurança e Meio Ambiente, calibração de instrumentos é requisito das normas ISO e exigência de qualquer cliente, pois é isso que garante a qualidade e confiabilidade no produto que se esta comprando.

Quais as vantagens?
Ter instrumentos de medição descalibrados em seu processo produtivo significa pouca ou nenhuma confiabilidade nos resultados obtidos fazendo assim desconhecermos a realidade do processo, ou seja, podemos estar enviando material ruim para o cliente ou sucatando e jogando fora produtos conformes, perdendo em produtividade e lucro, tudo isso devido a um eventual erro do instrumento.

Quem faz?
Freqüentemente as empresas possuem departamentos internos que são responsáveis por estas atividades. Porém, em alguns casos a calibração é feita em laboratórios especializados como IPT, ou por empresas terceirizadas que prestam serviços à contratante. Tudo isso, é claro, respeitando as devidas normas e utilizando padrões rastreáveis e confiáveis.

Comentários

  1. GOSTEI,POIS TAVA PRECISANDO SABER MAIS SOBRE CALIBRAÇÃO DE MATERIAS E ESSAS DICAS ME AJUDOU BASTANTE... LEIDIMAR PINHEIRO

    ResponderExcluir
  2. A Calibração de Instrumentos é a melhor alternativa para um resultado eficiente e preciso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário da Qualidade

CEP – Controle estatístico de Processo