Definição do Plano Estratégico da Organização

Por definição, planejamento estratégico consiste da formulação da estratégia, da sua execução e da avaliação da estratégia.
A formulação da estratégia inclui a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da organização, da determinação das oportunidades e ameaças externas, da definição da missão e da visão da organização, da definição dos objetivos a longo prazo e do desenvolvimento de estratégias alternativas.

A execução requer que a organização estabeleça metas, determine a política, motive seus colaboradores e disponibilize recursos, fazendo com que as estratégias definidas possam ser executadas de maneira eficaz.

A avaliação da estratégia da organização serve para comprovar os resultados da formulação e execução da estratégia, através de indicadores de desempenho e mediante um confiável sistema de gestão especialmente definido para esse fim.

Os passos descritos a seguir servem como proposta para uma sistemática para o planejamento estratégico de uma organização:
- Definir os Objetivos, estratégia, a missão atual e a visão da organização;
- Realizar investigações externas com o propósito de identificar as oportunidades e ameaças do ambiente em que a organização está inserida;
- Realizar uma investigação interna com o propósito de identificar os pontos fortes e fracos da organização;
- Realizar a formulação da estratégia objetivando a avaliação das alternativas reais existentes;
- Definir os novos Objetivos da organização;
- Definir a nova Estratégia da organização;
- Definir Metas (objetivos a curto prazo);
- Formular a Política da empresa;
- Disponibilizar recursos humanos e materiais;
- Definir uma plataforma para o controle da gestão;
- Medir os resultados obtidos;
- Implementar as devidas ações corretivas baseado nos resultados dos
indicadores.
Devido à complexidade das organizações modernas, um sistema de gestão que englobasse todos os tramite de uma organização aumentaria ainda mais o nível de dificuldade em atingir o desempenho e as metas estipuladas na fase estratégica. Para facilitar o entendimento e o monitoramento, é prudente que o sistema de gestão da organização se subdivida em processos estrategicamente definidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário da Qualidade

CEP – Controle estatístico de Processo