Afinal, o que é Qualidade? (segundo Feigenbaum, Juran, Crosby, Deming e Ishikawa)
O que se entende atualmente por qualidade foi definido por várias pessoas ao longo das últimas décadas. Tamanha foi a importância dessas pessoas, que hoje são conhecidos como os “Gurus” da qualidade, então, ninguém melhor do que eles para responder essa intrigante pergunta.
- Segundo FEIGENBAUM, "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
- Segundo JURAN, "Qualidade é ausência de defeitos";
- Segundo CROSBY, "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.", ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido.
- Segundo DEMING, "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente", dessa forma, para ele, qualidade é algo que tem que mudar constantemente para se manter, já que o ponto de vista do cliente também muda. Por exemplo, um celular Micro-Lite no final dos anos 80 era considerado algo de muita qualidade, hoje não é bem assim.
- Segundo ISHIKAWA,"Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."
Hoje Qualidade é tudo isso e muito mais. Eu particularmente gosto da definição da Qualidade Total que diz que Qualidade é satisfazer os desejos e as necessidades das partes interessadas. E as partes interessadas não são somente os clientes, mas também:
- Os funcionários e seus familiares;
- Os fornecedores;
- O Governo, através do cumprimento das leis;
- Os acionistas, fazendo com que o negócio gere lucros e cresça;
- Os vizinhos e a comunidade;
- O meio ambiente, desde o rio, o solo e o ar que respiramos até a andorinha que uma vez ao ano faz um ninho no telhado da empresa, e deseja encontrá-la no seu regresso na primavera seguinte.
No mundo globalizado em que vivemos, atender aos requisitos das partes interessadas, é muito mais do que um pensamento visionário, romântico ou utópico; é uma questão de sobrevivência.
- Segundo FEIGENBAUM, "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
- Segundo JURAN, "Qualidade é ausência de defeitos";
- Segundo CROSBY, "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.", ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido.
- Segundo DEMING, "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente", dessa forma, para ele, qualidade é algo que tem que mudar constantemente para se manter, já que o ponto de vista do cliente também muda. Por exemplo, um celular Micro-Lite no final dos anos 80 era considerado algo de muita qualidade, hoje não é bem assim.
- Segundo ISHIKAWA,"Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."
Hoje Qualidade é tudo isso e muito mais. Eu particularmente gosto da definição da Qualidade Total que diz que Qualidade é satisfazer os desejos e as necessidades das partes interessadas. E as partes interessadas não são somente os clientes, mas também:
- Os funcionários e seus familiares;
- Os fornecedores;
- O Governo, através do cumprimento das leis;
- Os acionistas, fazendo com que o negócio gere lucros e cresça;
- Os vizinhos e a comunidade;
- O meio ambiente, desde o rio, o solo e o ar que respiramos até a andorinha que uma vez ao ano faz um ninho no telhado da empresa, e deseja encontrá-la no seu regresso na primavera seguinte.
No mundo globalizado em que vivemos, atender aos requisitos das partes interessadas, é muito mais do que um pensamento visionário, romântico ou utópico; é uma questão de sobrevivência.
Gostei das formas de conceituação de qualidades....
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