Definição dos Processos (Abordagem de Processos)
Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia e a eficiência do todo, as organizações se subdividiram em processos que apresentam características exclusivas e resultados que podem vir a ser medidos e avaliados.
Considerando que cada processo deve possuir entradas e saídas, diversas são as oportunidades de se medir a qualidade e a eficiência de cada processo ao transformar os insumos em produtos ou serviços. Segundo William Edwards Deming, “Não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se entende; não há sucesso no que não se gerencia”.Dessa forma, para que obtenha bons resultados no sistema de gestão, é fundamental que sejam definidos os processos que compõe o sistema como um todo de maneira tal que venha a facilitar na definição dos indicadores e finalmente na sua análise.
Diversas são as vezes que ao considerarmos um processo como um conjunto de ações situadas entre os requisitos e a satisfação do Cliente, consideramos de forma única Clientes como os consumidores finais dos produtos ou serviços de uma organização. Para evitar isso, e facilitar a compreensão de processo, citaremos a seguir os principais Clientes:
- Clientes externos;Identificando dessa forma os nossos Clientes, fica mais fácil para identificar os processos que o influenciam e dessa maneira, identificamos também as características requeridas por eles, pelas normas e pelas leis.
- Clientes internos;
- Fornecedores de produtos e serviços;
- Os sócios da empresa;
- A Sociedade;
- O Meio Ambiente.
DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE UM PROCESSO
As normas da série ISO 9000 requerem que o sistema de gestão tenha uma abordagem de processo, que consiste em:
- Considerar todo trabalho como sendo um processo;Por definição, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, definidas, repetitivas e mensuráveis que agregam valor ao transformar entradas em saídas, em outras palavras, é um conjunto de atividades que transforma insumos em produtos, satisfazendo as necessidades dos clientes e atendendo a política da organização.
- Focar no Cliente identificando e satisfazendo as suas necessidades;
- Identificar, envolver e comprometer os donos dos processos;
- Identificar e eliminar processos que não agreguem valor;
- Identificar e controlar os Fatores Críticos de Sucesso de cada processo e do sistema como um todo;
- Implementar e manter um sistema de medição, comparação e registro de argumentos importantes para o atendimento dos Fatores Críticos de Sucesso;
- Identificar processos referencia (Benchmark) que possam ser utilizados como base para a definição das metas da organização.
Para podermos qualificar e validar os processos previamente definidos, alguns critérios devem ser levados em conta:
- Medições relacionadas com o desempenho do processo devem ser estabelecidas;O processo de medição assim como todos os outros processos deve seguir alguns critérios fundamentais para garantir a sua validação, tais como:
- Essas medições devem ser focadas no Cliente final;
- As medições devem também considerar os fornecedores internos e externos;
- O processo de medição deve ser documentado;
- O treinamento deve ser sempre uma variável a ser considerada;
- As comparações entre os resultados obtidos e as metas, objetivos e Benchmark devem fazer parte da rotina do sistema de gestão.
- Conhecer e divulgar internamente os benefícios de uma boa e verdadeira medição, bem como, aclarar os malefícios de um sistema de medição incorreto, seja proposital ou não;
- Permitir que os cliente estabeleçam os padrões a serem atingidos e sobre esses padrões, estabeleça metas ainda mais rígidas;
- Obter medidas diretamente relacionadas com os Fatores Críticos de Sucesso.
- Divulgar internamente todos os resultados, sejam eles bons ou não.
CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES DOS PROCESSOS
De uma forma geral, todos os processos apresentam a seguinte estrutura:
O processo se inicia no Cliente quando ele fornece os seus requisitos, necessidades e expectativas. Então, o processo as executa, realizando um produto que é resultado de uma seqüência de processos inter-relacionados e interdependentes, cada qual agregando valor ao insumo fornecido pelo fornecedor, freqüentemente representado por outro processo interno que por si já garante o cumprimento dos requisitos a ele impostos.
O processo se inicia no Cliente quando ele fornece os seus requisitos, necessidades e expectativas. Então, o processo as executa, realizando um produto que é resultado de uma seqüência de processos inter-relacionados e interdependentes, cada qual agregando valor ao insumo fornecido pelo fornecedor, freqüentemente representado por outro processo interno que por si já garante o cumprimento dos requisitos a ele impostos.
Para que o processo possa ser gerenciado, o mesmo deve atender a algumas características básicas, que são:
- Tanto os clientes quanto os fornecedores devem estar identificados, assim como, as entradas e saídas de cada processo;O objetivo de implementarmos processos e tratarmos de realizar melhorias, devem estar focado nos seguintes aspectos:
- As atividades a serem realizadas devem estar bem definidas e preferencialmente identificadas;
- As atividades devem ser repetitivas e conhecidas;
- Deve haver um sistema de medição significativo e confiável que possa quantificar o seu desempenho;
- Apesar de sabermos que todos os processos apresentam variabilidade, os
indicadores chaves devem apresentar resultados previsíveis e satisfatórios no que tange os requisitos dos Clientes.
- Satisfazer os requisitos dos Clientes;
- Eliminar as atividades ineficientes;
- Estabelecer meta de erro zero para os processos;
- Atingir as metas e objetivos estrategicamente estabelecidos pela alta direção;
- Facilitar a tarefa do líder em avaliar a equipe e sua performance, ajudando-o no processo de delegar tarefas.
METODOLOGIA E OBJETIVOS DE MELHORIAS DOS PROCESSOS
O processo de melhoria contínua proposta pelas normas da série ISO 9000 tomam como base o princípio do PDCA, que em inglês significa “Plan, Do, Check and Act”. Ou seja, é uma metodologia simples composta de quatro passos que orienta a constantemente planejar melhorias, verificar sua eficácia através do monitoramento dos seus indicadores, e assim que constatada a desejada melhoria, implementá-la.A grande vantagem desse sistema proposto por Demming e adotado pela ISO é a implementação da melhoria em pequenos passos, porém de forma constante e ininterrupta, como propõem a Figura a seguir:
Os Objetivos Básicos de uma Medição
Os sistemas de medição de todos os processos devem ter os seguintes objetivos a serem atingidos:
- Medir a Eficiência do processo, visando cumprir os requisitos pré-estabelecidos utilizando o mínimo de recursos possível;
- Medir a Eficácia do processo, visando medir se os resultados satisfizeram ou não os ideais requeridos para o mesmo;
- Medir a efetividade, ou seja, se ambas as medições anteriormente descritas indicaram o seu melhor resultado em conjunto.
Os Critérios Básicos para a Seleção dos Processos
Para poder iniciar a etapa de melhoria continua, devemos inicialmente eleger os processos mais significativos cujas melhorias terão grande impacto junto aos clientes. Os critérios básicos para essa seleção são:
- Incidência na satisfação do cliente externo, ou seja, competitividade;
- Incidência na satisfação do cliente interno, ou seja, clima organizacional;
- Potencial em melhorar a produtividade;
- Potencial para cumprir os objetivos estabelecidos, exemplo, redução no nível de poluição ou redução no número de acidentes.
Etapas para Melhorias nos Processos
Tendo sido definidos os processos, suas entradas, saídas, clientes e fornecedores identificados, chegou a hora de estabelecer o processo de melhoria contínua do processo, para isso, três etapas são recomendadas, Definição, Análise e finalmente Implementação e Acompanhamento das Melhorias.
Descrição
As atividades mais relevantes para o desenvolvimento da etapa de descrição do processo são:
- Identificação da equipe e principalmente do “dono” do processo;Como ferramentas úteis para essa etapa, recomendamos o FMEA, diagrama de Fluxo e o mapa de processo.
- Descrição macro do processo;
- Identificação e priorização dos requisitos do processo (incluindo legislação);
- Identificação das entradas e saídas;
- Identificação detalhada das etapas do processo;
- Identificação dos Indicadores de eficácia e eficiência;
- Identificação das oportunidades de melhoria;
- Aquisição de dados históricos e Benchmark;
- Priorização do processo em relação ao sistema.
Análise
Para essa fase do processo de melhoria, consideramos como principais as seguintes etapas:
- Análise dos dados coletados;Para essa etapa, sugerimos como ferramentas as folhas de registros, histogramas, cartas de controle, diagrama de Pareto, diagrama de dispersão e diagrama de causa e efeito.
- Comparação com as metas propostas e com os dados históricos;
- Avaliação da variabilidade dos indicadores correspondentes aos Fatores Críticos de Sucesso;
- Identificação das possíveis causas dos problemas;
- Propostas de melhorias;
- Avaliação das propostas junto aos clientes;
- Priorização das propostas de melhorias;
- Avaliação do custo/benefício de cada uma delas.
Implementação e Acompanhamento das Melhorias
Tendo sido identificadas as oportunidades de melhoria dentro dos processos, as atividades recomendadas para desenvolver a etapa de implementação e acompanhamento das ações de melhoria contínua são:
- Testes no processo já melhorado;Para essa etapa, recomendamos como ferramentas o Histograma, o Gráfico de Pareto e o Gráfico de Tendências.
- Avaliação interna dos resultados;
- Análise crítica da direção;
- Verificação da satisfação do Cliente;
- Padronização do processo, caso satisfatório;
- Documentação do processo melhorado;
- Documentação das lições aprendidas “Lessons learned”.
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