Ação Imediata, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Quando ocorre algum problema, a primeira coisa que pensamos é que temos que tomar uma ação. Mas que tipo de ação? A ISO9000 identifica claramente três tipos, a Ação Imediata, a Ação Corretiva e a Ação Preventiva, vamos a elas:
  • Ação Imediata
Ação imediata é aquela que tomamos para amenizar as conseqüências do problema.

  • Ação Corretiva
É a ação tomada para garantir que o problema nunca mais aconteça. É claro que a ação corretiva deve ser tomada logo depois da ação imediata.

  • Ação Preventiva
É uma ação que tomamos antes que o problema aconteça, garantindo que essa hipótese nunca venha a ser concretizada.

Vamos aos exemplos:
O Cliente reclama que comprou uma antena, e na embalagem, faltou um parafuso, o que faremos:
  • Ação imediata – Enviamos um parafuso para o Cliente.
  • Ação corretiva – Identificamos a causa do problema e tomamos uma ação para que não volte a ocorrer. Dependendo da causa pode ser, treinamento, melhoria da embalagem, inspeção final, etc.
  • Ação preventiva – Tarde demais, o problema já aconteceu, o Cliente já ficou insatisfeito e a empresa vai ter que arcar com os prejuízos.

Vamos a outro exemplo:
Um Funcionário prendeu a mão em uma bobina e se feriu:
  • Ação imediata – Levá-lo ao hospital, dar pontos, fazer curativo, repouso, fisioterapia, etc.
  • Ação corretiva – Treinar os Funcionários quanto ao manuseio das bobinas de ferro e promover visitas rotineiras do Técnico de Segurança ao local para verificar se as normas estão sendo cumpridas.
  • Ação preventiva – Tarde demais, o sangue já foi derramado, a dor já foi sentida e nada mais pode ser feito. O que aconteceu, aconteceu.

Último exemplo:
Alguém que passa, vê um refletor sendo manuseado de maneira inadequada.
  • Ação imediata – Avisar o responsável sobre a fragilidade do produto.
  • Ação corretiva – Nenhuma, já que nenhum dano foi causado.
  • Ação preventiva – Orientar todos os envolvidos sobre a maneira correta de manusear um refletor.

A opção de Prevenir antes de acontecer ou de Corrigir depois que o problema já aconteceu é de cada um de nós. Você já definiu a sua opção? 

Comentários

  1. Alvaro,

    Muito obrigado pelo comentário. Coloquei o seu blog na minha lista de recomendados, literalmente assuntos de qualidade para os meus leitores.

    Abraços,

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